quinta-feira, 22 de outubro de 2015



Presidente iraniano Hassan Rohani será recebido pelo Papa

Última visita oficial ao Vaticano havia sido em 1999, com João Paulo II.
Santa Sé havia saudado acordo nuclear entre o Irã e as grandes potências.

Da France Presse

O presidente do Irã, Hassan Rohani, durante a Jornada Nacional da Tecnologia Nuclear nesta quinta-feira (9) (Foto: Vahid Salemi/AP)

O presidente iraniano Hassan Rohani será recebido pela primeira vez pelo papa Francisco em 14 de novembro, anunciou nesta quinta-feira (22) um porta-voz do Vaticano.

A visita de Rohani, religioso moderado eleito em junho de 2013, vai acontecer durante uma viagem diplomática do presidente do Irã à Itália.

A Santa Sé saudou o acordo alcançado em julho entre o Irã e as grandes potências sobre o programa nuclear iraniano, e Francisco reconheceu ante a ONU os esforços que conduziram a este acordo em uma região em crise.

Em fevereiro, ele havia recebido no Vaticano o vice-presidente iraniano, Sahindokt Molaverdi.

João Paulo II
A última visita oficial de um presidente iraniano ao Vaticano foi em 1999, quando Mohammad Khatami encontrou João Paulo II.

No Irã é proibida a conversão ao cristianismo, mas uma pequena minoria de católicos orientais continua a desfrutar de liberdade de culto. Para o Vaticano, as relações com Teerã são mais fáceis do que com vários Estados sunitas do Golfo, onde as liberdades dos cristãos são limitadas.

Além disso, o Irã e a Santa Sé mantém uma colaboração científica: em janeiro, um simpósio islâmico-cristão sobre astronomia foi organizado pelo Observatório do Vaticano em Castel Gandolfo, perto de Roma.

Fonte: G1
Postado por:Paulinha PASCOM



Nenhum comentário:

Postar um comentário